sexta-feira, 3 de junho de 2011

gari e sua importância para a sociedade

Aí pessoal, acredito que nosso trabalho tem que ter um histórico, um fio de meada,aí vai minha sugestão:
    O lixo acompanha o homem em sua história, pois a medida em que civilizou-se e passou a produzir cada vez mais e mais objetos destinados a satisfação de suas necessidades e conforto. Tem sido assim desde os primórdios da história humana sobre a Terra.
    Nesta caminhada rumo ao progresso e à modernidade criando, inventando, reinventando,  modernizando e sempre melhorando nossos utensílios tendemos a descartar aquilo que consideramos ultrapassado ou sem nenhuma utilidade para nós. Ao desfazer-nos destes objetos, que se tornaram “lixo”, a sociedade cria necessariamente a figura dos coletores de lixo - gari - que é a profissão abordada por nossa pesquisa.
    (Aqui nós colocamos um breve histórico da origem nome gari - que é um dos nomes desta profissão).
    O trabalho dos garis é bastante desgastante fisicamente(e a probabilidade de se adquirir doenças e sofrer acidentes é muito alta) mas a limpeza do espaço público é fundamental para a sociedade. Contudo, entre as profissões mais discriminadas e cheias de preconceitos, encontra-se a de”coletor de lixo”, “gari” ou “lixeiro”.
    Com o crescimento das cidades a quantidade do lixo produzido é enorme nos grandes centros urbanos, e hoje se faz necessário a implantação de politicas públicas que busquem soluções para manter a higiene e a limpeza da cidades, para isto é necessário investimento em diversas áreas, mas principalmente, na de mão-de-obra (coletores de lixo) .

Observação do 03 garis na 302 Sul (Esta observação tem por objetivo verificar como se dá a interação do gari no meio social no seu horário de trabalho.  Como as pessoas o vêem/eles interagem com as pessoas estão a sua volta/as pessoas os notam//os cumprimentam/são cumprimentadas por eles/Enfim, foi este tipo de trabalho realizado e os tópicos considerados como cumprimentos e de sociabilização de abas as partes foram:
- um leve meneio da cabeça, um sorriso, um aceno com uma das mãos ou qualquer cumprimento oral.



Neste estudo a rua  é o espaço no qual os garis realizam suas atividades profissionais. Durante esta observação, que se dá na quadra 302 Sul (mais conhecida como rua das farmácias) verifico se no decorrer de suas atividades laborais os garis socializam-se com os transeuntes ou com os funcionários das farmácias e lojas das proximidades num primeiro momento.



Em um segundo momento observo se existe interesse dos transeuntes e dos funcionários das farmácias e das lojas das próximas em se sociabilizarem com os garis.






Métodos da Observação



- Pelo tipo de observação e por não existir a abordagem dos garis, não foi solicitado a permissão dos garis para que acontecesse a observação.



- Estipulou-se como comportamento de sociabilização um leve meneio da cabeça, um aceno com uma das mãos, um sorriso ou qualquer tipo de cumprimento oral.



- O tempo considerado satisfatório foi de 15 minutos para cada tipo de grupo observado, ou seja, os primeiros 15 minutos para verificar se os garis manifestavam algum dos comportamentos já estipulados como sendo de sociabilização com os transeuntes e funcionários e farmácias e lojas.
E nos últimos 15 minutos se os transeuntes e os funcionários das farmácias e lojas próximas manifestavam algum dos comportamentos já estipulados como sendo de sociabilização para com os garis.



- A distância considerada agradável entre obervador e garis de 10 a 15 metros.



- Para registrar os comportamentos foi utilizado  lápis e caderno.



Consideração - Não houve sociabilização nem por parte dos garis e nem por parte dos transeuntes e funcionários das farmácias e lojas das proximidades. Os garis (1 do sexo masculino e 2 do sexo feminino conversavam somente entre si. Em momento algum cumprimentaram um transeunte ou um funcionário das farmácias ou de uma loja e também não foram cumprimentados por algum transeunte nem por algum funcionário das farmácias ou das lojas das proximidades.
Fiz uma intrevista com dois garis e um respondeu todas as perguntas feita e o outro não respondeu .
Um tém dois anos de empresa e o outro 6 meses as vezes acho que isso pode interferi. Pois pode trazer alguma insegurança.



Trabalhadores invisiveis



O trabalho executado pelos garis ou varredores de rua é de remoção de detritos e entulhos presentes nos logradouros públicos. É considerado insalubre, pelo contato íntimo que expõe os trabalhadores a agentes presentes nos lixos urbanos. Como realizam suas tarefas em ambientes abertos, encontram-se submetidos a diversos tipos de agressões.



O lixo:



135 mil toneladas de lixo são recolhidas por dia, entre resíduos domiciliares e públicos no Brasil.
370 mil pessoas atuam nessa atividade, das quais 20% em postos de trabalho temporários.
2,6kg de lixo é a coleta média de um gari por dia.
1,3Km é a distância aproximadamante que um varredor de rua percorre por dia.
43% é o quanto aumantou o lixo recolhido no DF em 2008 (2,1 toneladas) em relação a 2007 (1,5 toneladas).
4,5 mil homens e mulheres limpam as ruas do DF diariamente.

Sua importância:

Distrito Federal ( DF ), junho de 2006: Menos de uma semana em greve resultou em seis mil toneladas de lixo espalhadas pelo DF. Nas cidades captação precária de esgoto, a situação ficou ainda pior.



Garis são homens que passam dia e noite vasculhando as ruas, à cata de entulhos. Compenetrados, cabeças baixas, tentando esconder-se dos olhares de pessoas que passam, atentos ao que estão fazendo, no nosso benefício, eles apenas trabalham. Sempre os encontramos, inclusive nos veículos coletores de lixo.



Mas eles passam despercebidos, como se fossem apenas sombras, pessoas excluídas e invisíveis, enfrentando intempéries, cães ferozes, perigos de contaminação com cortes de cacos de vidros e produtos ácidos, contaminações do lixo hospitalar e outros tipos de desgraças, eles nos prestam um inestimável serviço.



Somos desatenciosos com esses laboriosos e silenciosos trabalhadores do nosso cotidiano.
Nunca nos aproximamos deles.



Vemo-los como se fossem portadores de doenças transmissíveis pelo simples olhar, pelo sorriso, pelas mãos sujas e calejadas, pelas roupas surradas.



Não é tarefa fácil correr oito horas de dia ou de noite, no sol ou na chuva, atrás de um caminhão coletor do nosso lixo.



Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.
Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.
 A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

3 comentários:

  1. Um olhar que não temos na maioria das vezes ne...

    www.psicologiacp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. hum..interessante.valorizem mais nossos garis.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, depois do trabalho do gilvan nossa turma começou a olhar os nossos garis com outros olhos e ver que não só a profissão deles como a dos que trabalham na área da limpeza tem o mesmo valor de um advogado, um psicologo, um administrador ect...

    ResponderExcluir